Furto Interno: Um dos grandes vilões de perda para as empresas
AUTOR: FERNANDA BACHAREL, graduada em Administração de empresas pela PUC Minas, 09 anos atuando em Prevenção de Perdas como Auditora e posteriormente como Coordenadora. Gestão de Prevenção de Perdas no Varejo, Auditoria de Processos, Inventários em Lojas e Centros de Distribuição, Monitoramento e Gestão de Fiscais, além de Investigação em fraudes internas. Implantação de Checklist de processos e treinamento para segurança e fiscais de loja.
O comportamento desonesto e fraudador dos funcionários, gera perda muito expressiva para as empresas, independente do ramo de atividade em que elas atuam. A esse fenômeno atribuímos o nome de furto interno.
Como poderíamos então definir o furto interno?
A grosso modo, nada mais é que, a apropriação indevida de algo que não nos pertence.
Quando falamos em furto interno, também fazemos uma ponte do furto propriamente dito (mercadorias) com a fraude. Atribuímos as seguintes modalidades no que diz respeito a furto interno:
- Furto de produtos;
- Subtração de numerários total ou parcial;
- Cancelamentos de compras em demasiado exagero, e muitas vezes somente realizado por um mesmo operador;
- Falta de registro de produtos ou registro parcial dos mesmos;
- Registro com valor menor, através de troca de etiquetas;
- Descontos aplicados fora da política da empresa, muitas vezes em benefício próprio;
- Fraude nas trocas e devoluções, dentre outros.
Mas como e por que acontece o furto interno?
Quando falamos em furto interno, estamos falando de conduta, de comportamento e ele se dá pelos seguintes fatores:
- Desonestidade;
- Oportunidade (falta de controle interno);
- Crise econômica;
- Benefícios pouco atrativos;
- Equipamentos de segurança ineficientes ou ausência dos mesmos, como CFTV e etiquetas eletrônicas. Só o fato dos funcionários mal-intencionados terem ciência que os equipamentos não existem ou não funcionam corretamente, deixa de causar intimidação para os que têm a intenção de praticar atos ilícitos dentro da empresa;
- Não representatividade da Prevenção de Perdas ou falta dela;
- O fato do colaborador perceber que a empresa não é ética, também abre margens para praticar furtos;
- Conluio com terceiros também é um facilitador para esta prática.
É possível controlar o furto interno?
Sim, o furto interno é possível de ser controlado, através de alguns pontos abaixo:
- Inventários para medir a perda e identificar os pontos mais sensíveis e que requer atenção;
- Controle diário de produtos de alto risco e de maior valor agregado (venda e estoque), ou seja, o controle dos produtos mais almejados;
- Circuito de CFTV eficiente com operador monitorando os acessos;
- Uso de etiquetas eletrônicas;
- Revistas pessoais e de pertences dentro dos padrões legais;
- Disseminação da cultura de prevenção de perdas e treinamento;
- Discutir com o colaborador o código de conduta e ética da empresa, se houver;
- Ter uma política bem definida;
- Processos seletivos mais assertivos, que consiga levar em consideração a conduta moral do candidato;
- Um canal de disque ética, pois muitas vezes o colaborador de boa fé sabe dos furtos que estão acontecendo, mas não denuncia por medo de represálias;
- Controles diversos, como vistoria do lixo, controle de acesso dos funcionários, controle de quebras e avarias;
- Auditorias constantes, só o fato do colaborador perceber a presença de um Auditor na loja, o inibe de práticas ilícitas.
Dessa forma, concluímos que para evitar os furtos internos, é preciso conhecer os seus riscos, analisar os pontos fracos e falhos no que diz respeito a processos e controles.
Importante investir em soluções de segurança eficientes, de forma a inibir o furto, sempre levando em consideração o valor investido versus o risco da perda.
Deixar tudo muito bem visível também é alternativa de minimizar o risco, com um layout que favoreça uma ampla visão de todos os locais, de forma evitar os pontos cegos.
E o principal, fomentar a importância da Prevenção de Perdas e fazer com que todos estejam engajados nessa cultura. A Prevenção de Perdas deve ter espaço e os gestores devem entender que o departamento é parte contribuinte e de extrema importância para o lucro da empresa.
Parabéns Fernanda excelente nota. Grande abraço
Valeu Júnior! Grata!
Fernanda, muito bom teu artigo, esclarecedor, pontual e muito bem estruturado!
Parabéns pela inciativa de nos conceder um pouco do teu conhecimento nesta área!
Obrigada Daiana!
Parabéns, eu amo trabalhar nesta area e tudo isso que vc menciona é pura necessidade para diminuir ou até acabar com as perdas conhecidas isto é Furtos internos.
Obrigada Carlos
Fernanda, Bom Dia!
Excelente matéria sobre as perdas causadas por furtos internos, e por mais que a tecnologia se desenvolva, e não podemos nem pensar em não investir na tecnologia, o maior e melhor investimento que uma empresa ainda pode fazer é, na seleção de bons funcionários, nada pode substituir um bom ser humano.
Sou Adm. de Empresas e estou tentando me aperfeiçoar neste segmento de Prevenção de Perdas, o assunto têm me chamado bastante a atenção e, tenho pesquisado bastante a este respeito.
Com certeza Paulo!
Além destes, podemos entender com furto interno o absenteísmo forçado, ou seja, aquele em que o funcionário adquire atestado médico, mesmo que por vias lícitas, sem devidamente estar doente.
Esta má conduta lesa tanto a Empresa quanto aos clientes e aos colegas de trabalho, cada um na sua esfera do grau da prestação do serviço não realiZado.
Parabéns pelo assunto desenvolvido, é de muita valia para quem trabalha com prevenção.
Att.